Quando não somos elogiados pelo nosso trabalho

Há alguns anos escrevi um artigo muito interessante sobre sermos elogiados pelo nosso trabalho, sobre o quanto um elogio nos motiva e nos mostra que estamos no caminho certo. Mas e quando não somos elogiados pelo nosso trabalho, o que isto quer dizer ?

Por analogia poderia dizer que significa que estamos no caminho errado, mas olhando com mais atenção, significa muito mais : que podemos aprender algo com aquilo. Se não recebi elogios ou se fui repreendida por algo, tenho então uma ótima oportunidade de aprender com aquilo, para acertar meu rumo ou até mesmo refletir se aquela crítica é procedente ou improcedente.

Geralmente as pessoas recebem uma crítica como algo negativo, podem ficar ressentidas ou magoadas com quem as fez. Mas qual é o fundo de verdade que esta crítica pode trazer ? Será que não fui mesmo negligente ? Será que não poderia ter feito de outra forma ? Será que existiam alternativas que não enxerguei ou mesmo não quis enxergar ?

Assim como eu já refleti em outro artigo, em toda crise há uma oportunidade. Neste momento de pandemia em que estamos vivendo, quantos são os relatos de pessoas ou empresas que se reinventaram ? Processos de mudanças que foram acelerados, adaptações que antes pareciam inviáveis e hoje podem se tornar mudanças permanentes.

Uma crítica gera ressentimento e mágoa em que não tem a sabedoria para perceber ali uma oportunidade de reflexão, de mudança, de correção de rota. Evidentemente existem críticas que podem não refletir exatamente a verdade ou atitudes que podem ser mal compreendidas porque quem criticou não tem o conhecimento do todo. Mas para isto existe o diálogo, para que as coisas possam ser ditas e esclarecidas.

A condução de um diálogo para resolução de um conflito requer maturidade e imparcialidade e isto parece estar cada vez mais difícil de ser encontrado nos dias de hoje. Enquanto as pessoas permanecem somente com suas próprias verdades, sem abertura para ouvir o outro, o esclarecimento não acontecerá. E assim não haverá ganho para nenhum dos lados.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Instagram
× Como posso te ajudar?