Insanidade é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes

Todos querem mudar. Sempre temos algo que gostaríamos que fosse diferente. O ser humano é insaciável por natureza, sempre quer algo mais, ou algo novo ou algo diferente.

Uns querem mudar de vida, priorizando os bens materiais. Então desejam um carro melhor, uma casa melhor, quem sabe morar numa cidade melhor.

Outros querem saber mais, conhecer mais. Então fazem Faculdade, Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós Graduação, novos cursos, sempre em busca de mais conhecimento.

Outros querem mudar seu jeito de ser : não gostariam de ser tão impacientes, ou tão descontrolados financeiramente ou tão procrastinadores…

O fato é que todos querem mudanças. Sempre temos algo que não nos contenta e por isso, queremos mudar. Mas a mudança na maioria das vezes é lenta e gradual. Não existe um botão que podemos apertar para que tudo mude. A mudança exige trabalho e comprometimento.

Para mudar de vida priorizando os bens materiais, muitas coisas estão em jogo : boas decisões, talvez uma poupança, bons investimentos, boas oportunidades…

O estudo também leva tempo. E mudar nosso jeito de ser também não é fácil.

Para mudarmos o nosso jeito, primeiro precisamos querer, reconhecer que a mudança será importante. Alguém que vive chegando atrasado, por exemplo, precisa antes de tudo, reconhecer que não deseja mais este comportamento. Somente a partir daí, a mudança será possível.

Podemos querer mudar características indesejáveis como ciúmes, insegurança, interesses, falsidade, arrogância, prepotência, medo entre muitas outras. E para todas elas, o primeiro passo é querer, decidir que um novo comportamento, novas atitudes e novas visões são fundamentais.

A partir daí, podemos desenvolver então novos comportamentos, novas atitudes, novas visões. Admitir que outras opções são viáveis, que não estamos sempre certos, que os ganhos serão maiores a partir desta mudança.

Einstein nos diz que “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Nada mais verdadeiro. Se quero mudar, se quero algo novo, não posso continuar fazendo tudo igual desejando diferentes resultados. É preciso fazer diferente, pois assim colheremos resultados diferentes.

Experimente mudar o que te incomoda, tenha coragem de reconhecer-se imperfeito. Tenha humildade para reconhecer que aquele comportamento ou atitude são prejudiciais, muitas vezes prejudicam as pessoas que mais amamos.

Assim, deixamos a loucura de achar que as coisas vão mudar agindo sempre da mesma forma e podemos ousar, sabendo que novos resultados serão alcançados a partir de novas idéias, atitudes e comportamentos.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Instagram
× Como posso te ajudar?