Jung dizia que todos buscamos ser melhores do que somos. Que nossa vida é uma caminhada evolutiva que leva ao desenvolvimento de nossa consciência. Assim sendo, quanto mais caminhamos, mais evoluímos, pois tomamos consciência das coisas, o que nos era inconsciente passa a ser consciente, descobrimos por que agimos ou agíamos de determinada maneira e a partir desta tomada de consciência, evoluímos em nosso caminhar.
Quanto mais me conheço, mais sei reconhecer em mim meus pontos fracos, meus pontos fortes, quando ajo de acordo com o que esperam de mim, quando ajo de acordo com meus valores. A partir destas descobertas, percebo que meu consciente e meu inconsciente estão integrados e que quanto mais luz eu trouxer ao meu inconsciente, maior desenvolvimento e evolução terei. Este é o caminho da Individuação, a realização do Self, a integração do consciente com o inconsciente.
A partir desta consciência ampliada, colaboro com a evolução de todos ao meu redor, pois compreendo que todos cumprem sua jornada individual, que é também coletiva. Ajudar o paciente na ampliação de sua consciência, em sua busca pelo auto conhecimento é um trabalho nobre e que também exige muito cuidado.
Cabe ao meu paciente sua própria jornada, a velocidade com que decide caminhar, o que está disposto a enxergar, o quanto é capaz de não se defender e ser capaz de se ver inseguro, por vezes fraco, muitas vezes receoso, mas ainda assim, caminhando, pois ao buscar se entender, compreende mesmo que de maneira sutil, que está tendo um ato de coragem, em busca de si mesmo.
Ter as rédeas de sua própria vida, ter coragem de se posicionar, de lutar pelo que acredita, fazer escolhas e pagar o preço por elas, colher os frutos, errar, acertar, tudo isto faz parte da jornada individual de cada um. Ser responsável  por seus atos e não delegar ou culpar ninguém pelas adversidades da vida, pelos momentos em que nos acovardamos ou postergamos uma decisão, eis uma atitude nobre, madura, de um ser que já tem consciência de que está em evolução.
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Instagram
× Como posso te ajudar?