Pode acontecer assim : você conhece um cara bacana, bem humorado, bonito, carinhoso, que presta atenção em você, finalmente alguém que te olha e te admira. Você se apaixona quase que imediatamente, é seu príncipe encantado !

E um dia ele é áspero com você, fala num tom acima do usual. Passa um tempo, ele aparece sempre de cabeça quente. Mas ainda é carinhoso e ainda presta atenção em você. Depois ele começa a explodir, por algum motivo insignificante, ou quase sem motivo…. De repente ele está gritando com você por qualquer coisa. E você não sabe o que fez e tampouco sabe o que fazer, não quer perder aquele homem maravilhoso.

O próximo degrau é quando ele parte para a agressão verbal, quase ou literalmente te chama de burra, idiota, incompetente…. Num dia qualquer te empurra e você cai meio sem jeito no sofá. Da próxima vez já te empurra com mais força e você cai no chão. Mas ele ainda se preocupa com você, olha pra você ! E sutilmente aquilo que era atenção, vira obsessão. O cuidado dele em saber que horas você chega vira controle. Aos poucos você não se encontra mais com suas amigas, não faz mais nenhum programa sem ele. Ele vai te sufocando, sufocando…. e você achando que é amor….

Um dia vem um tapa, um arranhão, uma desconfiança injustificada – e você se sente a pior das criaturas. E pode viver isto por meses, anos, décadas….

Relatos assim são de mulheres que viveram relações abusivas, que se viram tão envolvidas e tão apaixonadas que não se deram conta da gravidade da situação. Ao mínimo desejo de terminar aquela relação, são ameaçadas pelo parceiro. Porque uma coisa é fato : os homens são muito mais fortes que as mulheres, por isto intimidam, empurram, gritam, machucam, não só emocionalmente como fisicamente, podem chegar ao estupro, podem chegar ao ato extremo de matar.

Portanto, preste atenção em suas relações. Se não for com seu parceiro, pode ser com uma amiga, que demanda tanto de você que te sufoca. Pode também ser com seus pais, em nome de terem lhe criado e lhe dado tudo, te chantageiam e se vitimizam para que você seja de propriedade exclusiva deles, sem parceiros, sem amigos, sem atividades fora de casa.

Mas para toda e qualquer situação assim ou semelhante, há uma pessoa bem forte dentro de você mesma, que muitas vezes não sabe a força que tem, até que sua única opção é ser forte e se posicionar.

Se você se encontrar numa situação parecida com estas, saiba que muitos podem te ajudar : psicólogos, psicanalistas, grupos de apoio, ONGs, assistentes sociais, psiquiatras. Todos podem te levar a descobrir o que você pode ter se esquecido : que é muito importante termos amor próprio, que o amor se conquista e não se exige, que relações saudáveis existem e que tudo o que foi exposto aqui não é normal.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Instagram
× Como posso te ajudar?