Tenho notado ultimamente que muitas pessoas culpam outras por seus fracassos ou por seus problemas. Noto também que poucos são capazes de dividir a glória ou reconhecer que seu sucesso se deveu também à ajuda de alguém. Quando é que as pessoas serão justas com os outros e com elas mesmas ?

Lembro-me de um caso de uma grávida que deveria fazer repouso durante sua gestação. O repouso não foi cumprido, pois ela não percebeu a gravidade da situação. Um belo dia teve uma discussão com uma pessoa e acabou perdendo o bebê. Não é que ela culpou a discussão pela perda do bebê ? Ainda bem que a pessoa não a levou a sério, pois sabia que a grávida não havia feito o repouso recomendado. Mas imaginem o estrago se a pessoa acaba assumindo esta culpa ?

Em outro caso, uma pessoa sofre de depressão e está se recuperando bem. Surgiu um problema com a filha, e esta foi acusada de ter piorado a depressão do pai. Ainda bem que a filha teve discernimento para perceber que a culpa não foi dela.

Fico impressionada como as pessoas não tomam a rédea de suas vidas e jogam a culpa nos outros por todas as suas frustrações…

Em outros casos, a conquista de um, que dependeu do auxílio de outros, foi tomada somente para sim. Como as pessoas conseguem esquecer da ajuda que receberam ?

Um dos grandes princípios do Coaching é que somos os responsáveis por nossos atos. Isto quer dizer que se falhamos, a culpa é nossa. E temos que aprender a lidar com isso. São as falhas que nos fazem crescer, que nos fazem aprender e não errar numa próxima oportunidade.

E os sucessos existem para comemorarmos, claro ! Os sucessos também nos incentivam a seguirmos em frente, a não desistirmos, nos mostram que estamos no caminho certo.

Espero que você que me lê agora, tenha plena consciência de seus atos, saiba que “você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você”, como já disse Steve Beckman, e tenha coragem de assumir seus erros e suas fraquezas, pois sempre nos trazem crescimento, por mais dolorosos que sejam.

E lembre-se também de ser generoso quando sua vitória tiver sido conquistada com a ajuda de outros. Na verdade, sempre alguém nos ajuda, nem que seja com apoio moral para seguirmos em frente atrás dos nossos sonhos. Como já disse Caetano Veloso : “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.”

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Instagram
× Como posso te ajudar?